VERDADE, NADA MAIS QUE ELA

27 de março de 2019

Leitura - Marcos 6:13-29

 

O evangelho vai nos trazer hoje uma lição que deveremos guardar em nossos corações e ter em nossas mentes sempre que situações adversas nos encontrem. Herodes era um líder que não convivia com a verdade, tinha profundas dificuldades de enxergar qualquer coisa que ameaçasse o seu poder. Um tipo de homem que não se permitia ser admoestado e quando João Batista o exortou a respeito de seu casamento imoral com a mulher de seu irmão. João pagou com a sua própria vida e por ser alguém que fugia da verdade, tentou fazer com que ela se calasse.

A lição importante que aprendemos com essa passagem é que a recusa em enxergar a verdade sempre tem consequências maléficas para nossas vidas levando a um sofrimento e destruição ainda maiores. A sabedoria nos diz que é importante agir diante dos “avisos” que recebemos. Essa história nos mostra que quando fazemos diferente disso, retardando a nossa ação os problemas apenas irão se acumular e a tomada de decisão cada vez se tornará mais difícil. Jesus nos ensinou que a verdade liberta, que andar ao lado da verdade sempre nos conduzirá a mares tranquilos ainda que as nuvens anunciem uma possibilidade de mau tempo. Herodes vendeu-se pela mentira, comprometeu sua vida por uma paixão.

Não me parece nem um pouco distante de situações em que somos colocados no dia a dia de nossa existência, tenho dito que as oportunidades de comprometermos a verdade e a nossa aliança com ela surgem em muito maior número do que aquelas que nos ajudam a manter nossa palavra e postura. Não é sem motivo que em seu modelo de oração Jesus nos indica a interceder ao Pai para não cairmos na tentação que se coloca frequentemente diante de nós.

Ao contrário de Herodes, fuja de todas as situações em que a possibilidade de comprometer a verdade se aproxime de você, melhor ainda, esteja firme e saiba que se precisar enfrentar situações em que ela esteja em risco, enfrente-as com a firme certeza da promessa daquele que lhe disse que estaria com você até o final dos tempos. Ele está sim, aqui, hoje, ao seu lado e em qualquer situação. A verdade, sempre liberta.